Sindpol e sindicatos lutam pela aprovação do substitutivo de periculosidade na ALE

Por Imprensa (quarta-feira, 17/08/2016)
Atualizado em 17 de agosto de 2016

A CUT, o Sindpol, o Sindapen, o Sinteal, o Sindprev e o Sindicato de Nutricionistas estão batalhando pela aprovação de um substituído ao projeto de lei, que tramita na Assembleia Legislativa, o qual fixa valores de adicionais de insalubridade e periculosidade no Estado. A proposta do Governo reduz e congela o valor dos adicionais que são pagos às categorias do serviço público.

Os sindicatos se reuniram, na segunda-feira (15), na sede da CUT para definir as estratégias de atuação. Nessa reunião, participaram o vice-presidente do Sindpol, Edeilto Gomes, e o diretor de Planejamento, Stélio Pimentel Jr.

No encontro, foi criado um substitutivo ao projeto de lei com percentual sobre o piso salarial de cada categoria. A proposta inclui o adicional de periculosidade para os policiais civis e vigilantes da Educação. No caso dos policiais civis, o percentual do adicional foi de 40% sobre o piso salarial da categoria.

O valor do adicional de insalubridade dependerá do grau de exposição às condições insalubres, variando de 20%, 30% e 40% sobre o piso salarial.

Na reunião, os sindicatos decidiram fazer intervenção no sentido de parar a tramitação do projeto até que a proposta do substitutivo seja negociada com o governo.

Mobilização na ALE

O diretor de Planejamento do Sindpol, Stélio Pimentel Jr, o Conselheiro Fiscal Carlos Bispo (Carlão) e o Delegado Sindical Charles Alcântara estiveram na Assembleia Legislativa, na terça-feira (16), fazendo gestões nos gabinetes dos parlamentares pelo substitutivo ao projeto de lei dos adicionais.

Os sindicalistas conversaram com a Assessoria do deputado Ronaldo Medeiros, líder do governo, que indicou a Sala de Apoio do Legislativo para ter acesso às informações do projeto. Nesse local, os dirigentes pegaram toda a tramitação do referido projeto de lei.

Ainda no Legislativo, os diretores do Sindpol foram informados de que o projeto de lei está em caráter de urgência na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Na Casa Legislativa, os dirigentes do Sindpol se reuniram com o deputado estadual Francisco Tenório, que já tinha pedido vistas do projeto. O parlamentar se comprometeu a adiar a votação nas comissões até que os sindicatos consigam negociar o substitutivo do projeto de lei com o governo e com os deputados.

O diretor de Planejamento do Sindpol, Stélio Pimentel Jr, informou que os sindicatos voltarão a se reunir para traçar os próximos passos da mobilização.

ale