TJAL apresenta encaminhamentos sobre acúmulo de materiais de apreensão junto ao Sindpol, SSP, PGE e MPT

Por Imprensa (sexta-feira, 15/07/2022)
Atualizado em 15 de julho de 2022

O presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Jânio Vieira, e o advogado da entidade sindical Pedro Andrade participaram de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, o procurador do Trabalho e alguns procuradores do Estado para encontrar soluções sobre o acúmulo de materiais de apreensão, como motos e carros, nas delegacias de Alagoas.

A Procuradora do Estado Marialba Braga intermediou o encontro, na segunda-feira (11), com o presidente do Tribunal de Justiça. O desembargador recomendou que as delegacias relacionassem as apreensões aos processos e, posteriormente, fosse marcada uma reunião com a Corregedoria da Justiça para tratar de soluções aos problemas, inclusive com a possibilidade de leilões de bens.

O Sindpol havia formalizado uma denúncia junto ao Ministério Público do Trabalho com protocolo de nº 2.19.001.000240/2020-73 e notícia de fato (NF) 000346.2020.19.001/9, em razão da falta de estrutura da Central de Polícia, de Arapiraca, entre outras delegacias regionais.

A Justiça do Trabalho continua dando prosseguimento à ação sobre as condições precárias de trabalho que são colocadas aos policiais civis, e não apenas a questão da retirada dos materiais de apreensão.

“Essa situação precária acarreta problemas de saúde aos policiais civis e a população, porque com as águas das chuvas nesses veículos proliferam os focos de mosquitos e as pragas, como ratos e escorpiões”, esclarece Jânio Vieira.