TSE proíbe porte de armas nos locais de votação
O porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço, autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente

Por Imprensa (sexta-feira, 30/09/2022)
Atualizado em 30 de setembro de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) proíbe o porte de armas nos locais de votação no dia da eleição. A determinação também vale para as 48 horas antes e as 24 horas depois do pleito, no perímetro de 100 metros das seções e de outras localidades eleitorais.

Em decisão de consulta, o ministro do TSE Ricardo Lewandowski observou que o porte de armamento só será permitido aos integrantes das forças de segurança em serviço, quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente. “Tal proibição [é estendida] para os locais que Tribunais e juízes eleitorais, no âmbito das respectivas circunscrições, entendam merecedores de idêntica proteção, sendo lícito ao TSE, no exercício de seu poder regulamentar e de polícia, empreender todas as medidas complementares necessárias para tornar efetivas tais vedações”, afirmou.

Ricardo Lewandowski citou dispositivos já previstos no Código Eleitoral sobre o tema. “É proibido aos membros da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, das Polícias Federal, Civil e Militar, bem assim aos integrantes de qualquer corporação armada, aproximar-se das seções de votação portando armas, salvo se convocados pelo presidente da mesa receptora de votos ou pela autoridade eleitoral”, lembrou o ministro, destacando os artigos 141 e 154 do Código Eleitoral.

A exceção será apenas o momento em que agentes de segurança em atividade geral de policiamento no dia das eleições forem votar.

O descumprimento à regra pode acarretar prisão em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo, previsto nos artigos 14 e 16 da Lei 10.826/2003, o Estatuto do Desarmamento, sem prejuízo da imputação do crime eleitoral correspondente.

Com informações do TSE