Carregando
(82) 3221.7608 | 3336.6427

Congresso estabelece luta pelo fortalecimento dos policiais civis com Inteligência na PC

Por Imprensa (domingo, 4/03/2018)
Atualizado em 4 de março de 2018

O IV Congresso Estadual dos Policiais Civis se encerrou na noite da sexta-feira (02), após dois dias de debates e aprovação de propostas que nortearão a luta da categoria, em destaque, o fortalecimento dos policiais civis com Inteligência Policial. Os delegados aprovaram a criação e a implantação de Sistema de Inteligência, além da valorização do policial civil.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destaca a importância do segundo dia do Congresso com a realização da palestra do procurador do Trabalho Cássio de Araújo, que enfatizou a relevância de os sindicatos estarem filiados às centrais sindicais para não ficarem em situações isoladas. De acordo com ele, as centrais sindicais conseguem unir diversos sindicatos de várias áreas e unificar a luta, obtendo o resultado com mais eficiência do que o sindicato isolado.

Ricardo Nazário também ressalta a palestra do policial civil José Junior sobre a Inteligência, que evidenciou que os setores de Inteligência não têm uma padronização da Polícia Judiciária. “Não há perspectiva por parte do Governo do Estado, por parte da Secretaria de Segurança Pública, nem da Delegacia Geral em melhorar a questão da qualificação dos policiais civis, enfocada na inteligência para esclarecer os crimes”, informa o presidente, acrescentando que foram discutidos amplamente diversos itens e pautas focalizados nas lutas nacional, estadual e, especificamente, dos policiais civis. “Concluímos com êxito os trabalhos, encerrando o Congresso com maestria”, ratifica, tendo em vista que o último Congresso da categoria ocorreu em 2010.

O presidente do Sindpol destaca ainda que o Congresso foi centrado na atualização das necessidades dos policiais civis. “A participação do Welton Roberto também proporcionou essa atualização sobre os padrões de inteligência, mostrando que estamos muito deficientes na questão da inteligência policial”, disse.

O sindicalista parabeniza todos os delegados e todos os policiais do interior, representando diversos municípios e regionais, que tiveram a oportunidade de debater e de discutir vastamente todos os pontos.

Ricardo Nazário faz um agradecimento especial ao diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, pelo seu desempenho na organização do Congresso e por ter desenvolvido todos os processos do Congresso.

O vice-presidente do Sindpol, Jânio Vieira, revela que o Congresso visa o fortalecimento dos policiais civis com investimento na inteligência. “Tivemos palestra qualificada sobre o tema Inteligência Policial e decidimos o que queremos para a polícia. As propostas aprovadas serão a base da luta dos policiais civis e do Sindpol nessa nova gestão com o apoio e engajamento da categoria”, defende.

A 2ª vice-presidente do Sindpol, Arlete Bezerra, informa que o IV Congresso proporcionou a oportunidade de rediscutir em grupos de trabalho as propostas e colher as ideias apresentadas nos pré-congressos. “O Congresso foi o coroamento de todo o trabalho que culminou com um relatório geral, que norteará a condução das ações do Sindpol. Afora esse aspecto, as palestras ministradas sobre Inteligência Policial com o policial José Júnior, a Atividade Policial com o advogado Welton Roberto, a Importância das Centrais Sindicais com o Procurador do Trabalho Cássio Araújo e de Direitos dos Policiais Civis com o dirigente da Cobrapol e do Sinpol de Sergipe Jorge Henrique só vieram a enriquecer o meu conhecimento pessoal”, declara.

 

Veja os depoimentos dos participantes

A policial civil Sueli Pereira dos Santos, de Delmiro Gouveia, informa que através do IV Congresso foi possível entender que muita coisa precisa ser mudada na Polícia Civil. “Para sanar todos os problemas, ainda levará muito tempo e isso me entristece, mas, por outro lado vejo que o Sindicato está trabalhando muito para reverter essa situação. Por isso valeu a pena participar do evento. Queria que meus colegas também tivessem aqui e vivenciassem tudo o que foi debatido, ouvindo os palestrantes, em especial, o policial José Júnior sobre Inteligência Policial e o advogado e professor Welton Roberto. Foram abordados assuntos que eu, com mais de 15 anos de Polícia, nunca havia ouvido antes”, disse.

O policial civil George Manoel Costa, de Murici, externa a oportunidade de conhecimento mais aprofundado da área sindical e, sobretudo, em obter os caminhos “que possam nos levar as conquistas, que tanto esperamos para o engrandecimento da nossa instituição da Polícia Civil. Desta forma, com a capacitação permanente e um amplo debate democrático, possamos melhorar os serviços prestados a nossa querida população alagoana”.

De acordo com Sebastião dos Santos Pereira, de Palmeira dos Índios, a Segurança Pública é de grande importância para os policiais civis. “As palestras e os assuntos debatidos no Congresso foram inerentes à categoria. Definimos as reivindicações em prol de uma polícia mais inteligente e com os seus policiais valorizados”.

A 3ª Secretária do Sindpol, Selma Maria Leopoldo, ressalta a importância do Congresso em todos os aspectos. “Trouxe conhecimentos de extrema magnitude para os policiais presentes, principalmente, a palestra do colega José Junior que abordou temas relevantes da inteligência policial”.

Revelando que o Congresso plantou uma semente aos policiais civis presentes sobre a inteligência policial, o vice-diretor Financeiro do Sindpol, Charles Alcântara de Medeiros, disse que foi um momento importante à categoria que expôs suas ideias e definiu os rumos dos policiais civis. “Definimos nesse Congresso planos e metas para o sindicato e os policiais atingirem o reconhecimento e valorização”, defende.

Para o policial Carlos Antônio, de Novo Lino, o Congresso foi muito importante, contando com as palestras do Welton Roberto e do policial José Junior que trataram de informações relacionadas às atribuições do policial civil. “O Sindicato tem hoje muitas vitórias graças também aos trabalhos dos congressos. Com muito esforço, chegamos ao final do evento. Agora é pleitear nossas propostas ao governo”, adianta.

De acordo com Ademir Oliveira, de Delmiro Gouveia, é muito importante participar do processo de escolha das propostas da categoria no Congresso. “Sabemos da necessidade de cada região, além de entender como funciona a luta do Sindicato, a dificuldade e conhecer os integrantes do Sindicato.

Alessandro Mendes do Nascimento, de Penedo, revelou que o Congresso foi muito proveitoso e deixou os delegados de base informados sobre os problemas da instituição policial, os quais debateram e aprovaram propostas, visando a melhoria das condições de trabalho aos profissionais de segurança pública.

Da mesma forma destacou o policial civil Jonny Iuma Rodrigues, de Matriz de Camaragibe, que o Congresso esclareceu muitos pontos sobre inteligência. “Acredito que o Congresso só tem a enriquecer a categoria nos próximos anos. Os palestrantes estavam preparados. O Sindpol está de parabéns pela organização desse evento”.

Compartilhe essa notícia

Comentários

Faça agora seu Recadastramento
e fique informado

© Copyright 2001 - 2024 | SINDICATO DOS POLICIAIS CIVIS DE ALAGOAS