Delegado-Geral atende pleitos do Sindpol
Portaria sobre audiências judiciais é publicada no Diário Oficial de Alagoas

Por Imprensa (quinta-feira, 14/07/2022)
Atualizado em 14 de julho de 2022

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) voltou a se reunir com o delegado-geral Adjunto, Eduardo Mero, na quarta-feira (13), para colher resposta das reivindicações feitas no último encontro com o delegado-geral, Gustavo Xavier.

Entre os temas discutidos com o delegado-geral e delegado-geral Adjunto na semana passada, obtiveram retorno os itens sobre a escolta nas audiências judiciais, a alimentação dos servidores administrativos, os plantões em Arapiraca, a escala de serviço, a escala nas eleições, a sanitização das delegacias, os estagiários e reajuste da verba alimentação. Veja abaixo cada pauta.

Audiências judiciais
Para resguardar o policial civil que será ouvido em processo judicial relacionado ao exercício de suas funções, ficou determinado que a delegacia, a qual o policial está lotado, faça a escolta em carro oficial, preferencialmente, levando e trazendo de volta esse policial. “Isso é muito importante porque é a segurança do policial. Evita também que ele sofra com gastos para o deslocamento. Uma guarnição policial acompanhando e dando suporte, evita também que esse profissional seja abordado ou algo aconteça contra ele”, esclarece o presidente em exercício do Sindpol, Jânio Vieira.
Atendendo ao pedido do Sindpol, na manhã desta quinta-feira (14), foi publicada a Portaria/PC/AL Nº 3237/2022 no Diário Oficial de Alagoas.

Alimentação dos administrativos
Questionado sobre a suspensão da alimentação dos servidores administrativos da SSP, lotados nas delegacias, o delegado-geral Adjunto informou que nesse caso a lei existente não permite para eles o pagamento da verba de alimentação. Mero informou que pode estudar, juntamente com Sindpol, a possibilidade do direito ser extensivo aos administrativos.

Plantões de escrivães em Arapiraca
Com relação à escala de plantões na delegacia regional de Arapiraca, com o pedido de dois escrivães por plantão, o delegado-geral Adjunto pediu para que o Sindpol verificasse junto aos escrivães da região de Arapiraca se eles querem e necessitam dessa quantidade de escrivães nos plantões, porque o aumento do número desses profissionais vai ocasionar aumento de plantões.

Publicação da escala de serviço
Outra reivindicação do Sindpol é a melhor distribuição da escala de plantão e a publicação da mesma com os nomes dos policiais. O delegado-geral Adjunto informou que entrou em contato com os delegados das regionais, e os mesmos concordaram com o pleito, informando que na próxima escala será disponibilizada a escala com os nomes dos policiais.

Escala nas eleições
Eduardo Mero informou que começou a providenciar a escala dos policiais nas eleições. De acordo com o delegado-geral Adjunto, até o final do mês isso estará resolvido.

Sanitização
O Sindpol também solicitou a sanitização da Central de Flagrantes de Maceió e das delegacias com maior fluxo de pessoas, em virtude do grande aumento dos casos da covid-19. O delegado-geral Adjunto se comprometeu a encaminhar a solicitação.

Estagiários na Central de Flagrantes
O presidente em exercício do Sindpol, Jânio Vieira, voltou a questionar a função desses estagiários, solicitando os contratos, pois o que foi acordado no último encontro com o Delegado-geral é que esse pessoal irá apenas orientar e ajudar a população quanto à confecção de Boletins de Ocorrência da Delegacia Interativa. Eles não terão acesso ao PPE. “Queremos um documento para ter a segurança de que esses estagiários não vão fazer serviços policiais, apenas orientar a população. Iremos colher mais informações com o delegado da Centra de Polícia”, informa o dirigente do Sindpol.

Reajuste da verba de alimentação
O Sindpol foi informado de que o processo do reajuste da verba de alimentação foi encaminhado à Procuradoria Geral do Estado para verificação da questão da lei eleitoral.

Custódia de Presos
O Delegado Adjunto informou que em breve não teremos mais presos em delegacias. Após a lavratura do flagrante, os presos serão encaminhados para o sistema prisional ou para as casas de custódias sob responsabilidade da SERIS.