Grande ato público fortalece a luta pela valorização dos servidores da Segurança Pública

Por Imprensa (sexta-feira, 13/03/2020)
Atualizado em 13 de março de 2020

Os policiais civis, servidores do Detran e policiais penais realizaram grande ato público no prédio do Detran, nesta quarta-feira (11). A paralisação em conjunto com as categorias da segurança pública objetiva chamar a atenção do Governo do Estado pela valorização. Na mobilização, as lideranças discutiram os problemas enfrentados pelos trabalhadores.

O presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Clayberson Ferraz, informou que, desde de 2016, o sindicato vem batendo na mesma tecla que é a realização de concurso público para 160 cargos e reajuste do piso salarial de R$ 3.800,00, mas o governo continua sem dar resposta. “Conseguimos, desde novembro de 2019, na Justiça a decretação da legalidade das paralisações das quartas-feiras”. De acordo com ele, a pauta da categoria não é problema para o Detran que arrecada R$ 128 milhões por ano.

Na mobilização, o presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, destacou o elefante branco que se transformou os Centros de Integração da Segurança Pública (CISPs), além dos problemas estruturais, que os Centros apresentam. O sindicalista denuncia que o prédio não serve para integrar as polícias e acolher a sociedade, informando que o valor gasto em cinco Centros dariam para recuperar todas as delegacias de Alagoas.

O presidente do Sindapen, Petrônio Lima, informou que o acordo firmado com o governo, ocorreu há cinco meses. “Queremos realização de concurso, verba de alimentação e serviço voluntário. Temos a carência de mil policiais penais”, disse, revelando que os policiais penais estão trabalhando com a “operação legalidade”.

Avaliação
O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, disse que o ato foi importante para unir as categorias, fazer a discussão dos problemas específicos e colher informações de outros órgãos para a sua luta. “O sentimento de todos presentes foi de que temos que nos unir porque os prejuízos que estão sendo postos no governo Renan vão ter consequências muito ruim”, disse.

Ricardo Nazário também ressalta que a discussão junto às categorias que a proposta do secretário da Seplag de reestruturar carreira, retirando letra de plano de carreira é muito ruim para os servidores. “Foi consenso geral de que precisamos fazer atividade mais incisiva para que haja proposta mais concretas e atendimento das demandas”, revelou.

Ricardo Nazário agradece a união dos policiais civis. “Os policiais estão entendendo a mensagem de que suas famílias dependem da sua participação nas atividades de mobilização em prol de um futuro melhor”.