Servidores Públicos Civis e Militares Estaduais rejeitam proposta do Governador Paulo Dantas de IPCA parcelado até o ano de 2024

Por Imprensa (quarta-feira, 28/06/2023)
Atualizado em 28 de junho de 2023

Durante a Assembleia Geral do Movimento Unificado dos Servidores Públicos Civis e Militares Estaduais, realizada na tarde da terça-feira, 27, a proposta do Governo de Alagoas em conceder o IPCA dividido em duas parcelas, sendo 3% em outubro de 2023 e 2,79% em janeiro de 2024, foi REJEITADA por maioria dos votos. Apesar da narrativa apresentada na mídia alagoana, a crescente arrecadação de impostos estaduais, os incontáveis empréstimos efetuados e o pagamento do IPCA total em 2023 para outras categorias comprovam o desrespeito e a desvalorização do Governador Paulo Dantas com homens e mulheres que alicerçam o funcionamento da máquina pública em áreas vitais como Saúde, Educação e Segurança.

Colocar a sociedade alagoana contra o Movimento Unificado, através de notícias tendenciosas publicadas na grande mídia, foi a principal estratégia utilizada pelo Governador Paulo Dantas para esconder sua falta de vontade em aplicar o IPCA dos servidores e militares, dentro do ano vigente, com base no real cenário econômico evidenciado no relatório de análise das contas públicas do Estado entregue e amplamente discutido com o Comitê de Negociação Sindical e com o próprio governador. As categorias possuem um histórico de constante perdas salariais acumuladas por décadas de desvalorização e descaso. Por isto, a resposta dos trabalhadores que formam o Movimento Unificado é que o IPCA referente ao ano de 2023 deve ser aplicado em sua totalidade, ainda em 2023 para minimizar os danos acumulados.

A primeira deliberação do Movimento será oficiar o chefe do Executivo, nesta quarta-feira (28) sobre a decisão soberana da Assembleia em REJEITAR a proposta de IPCA parcelado até janeiro de 2024. Na oportunidade, os Servidores Civis e os Militares Estaduais apresentarão a contraproposta decidida na Assembleia para que o Governador se pronuncie até a próxima segunda, dia 03 de julho. Em paralelo as lideranças vão iniciar um cronograma de sensibilização de seus associados e de conscientização dos secretários de Educação, Saúde e Segurança Pública, além dos gestores das Corporações Militares para que atuem de forma efetiva na defesa dos direitos e prerrogativas dos Servidores Públicos Civis e Militares Estaduais.

O sucesso do Movimento, a valorização das categorias e o futuro das famílias dos Servidores e Militares Estaduais é responsabilidade de todos que fazem parte da máquina pública. A vontade do Governador Paulo Dantas é proporcional a força de luta de cada trabalhador. Juntos somos mais fortes! Pelo futuro de nossas famílias e das nossas Instituições. Valorização Já! IPCA Total em 2023! Respeito Sempre!