PCs repudiam os 200 dias sem resposta do governo Renan Filho sobre a conclusão das negociações
Acabou a paciência dos policiais civis com o Governo do Estado. Categoria luta pela valorização

Por Imprensa (terça-feira, 29/09/2020)
Atualizado em 7 de janeiro de 2021

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas – Sindpol realizou grande ato público para repudiar os 200 dias sem conclusão das negociações pelo governador Renan Filho sobre a valorização da categoria. A manifestação ocorreu em frente ao Palácio do Governo, nesta terça-feira (29).

Os dirigentes do Sindpol negociam há três anos com o Governo do Estado a valorização da categoria. Em 12 de março, durante a inauguração do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) de Maribondo, o próprio governador se comprometeu a negociar pessoalmente com o Sindicato a conclusão das negociações, o que não ocorreu, devido à pandemia do novo coronavírus. Com a flexibilização do isolamento social, o Sindpol volta a cobrar o compromisso do governador com os policiais civis.

O presidente do Sindpol, Ricardo Nazário, informou que a paciência acabou, pois são 200 dias esperando a concretização da promessa do governador. O Sindpol também solicitou audiência através de vários ofícios.

O objetivo do ato público foi repudiar os 200 dias de espera da categoria para concluir as negociações que já duram mais de três anos. “Vamos acompanhar a agenda do governador para cobrar o compromisso com a valorização dos policiais civis”, disse Ricardo Nazário.

O sindicalista ressalta que a economia do Estado já está aquecida, com crescimento econômico de 16% nas atividades de atacado, varejo e indústria, no mês de agosto, comparado ao ano anterior. Vários setores tiveram desempenho ainda melhor, como lojas de departamentos em 65%, comércio de material de construção de 50% e varejista de alimentos de 31%.

Além disso o governador já concedeu a valorização aos policiais militares, com nível médio, para inicial em torno de R$ 4.500,00; enquanto o policial civil, com nível superior, recebe R$ 3.800,00. E os delegados também tiveram aumento, saindo do inicial de R$ 12.000,00 para R$ 20.000,00.

Denunciando as precárias condições de trabalho, o diretor de Comunicação do Sindpol, Edeilto Gomes, adverte sobre as condições estruturais dos CISPs, que tiveram alto investimento. O CISP, tipo I, custou em torno de R$ 2 milhões, quase o mesmo valor do Posto Rodoviário Federal feito com portas e janelas blindadas. Enquanto os CISPs apresentam rachaduras nas paredes e insegurança, não acolhendo a população que necessita de segurança.

Gerenciamento de crise

Na manifestação, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) enviou o Gerenciamento de Crise da Polícia Militar para o ato. Ricardo Nazário deu o recado aos militares de que os atos públicos serão intensificados. “Iremos acompanhar a agenda pública do governador”, adiantou o sindicalista.

O presidente do Sindpol também informou que o secretário de Planejamento e Gestão (Seplag), Fabrício Marques, está descumprindo decisão judicial, que não cabe mais recursos, da compensação financeira do aumento da carga horária de 30 para 40 horas.

Na manifestação, o Sindpol partiu um bolo de aniversário para repudiar simbolicamente os 200 dias sem resposta do governo. A manifestação obedeceu às recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, mantendo o distanciamento, distribuindo máscaras e álcool em gel.

#GovernadorCumpraSuaPromessa
#QuemPrometeCumpre